Tarifa Social LIGHT – Receba até 60% de desconto

Para solicitar a sua tarifa social Light, você precisa: 

  • Acessar o site da empresa
  • Preencher as informações
  • Aguardar a análise

A Light é uma empresa de geração e distribuição de energia elétrica, que atua no estado do Rio de Janeiro desde os anos 1900. Ela atua em mais de 30 municípios do estado, garantindo o fornecimento e manutenção da energia, com 5 usinas hidrelétricas, situadas em todo o estado do RJ e também em SP.

Com a cobrança do fornecimento de energia, vem altas taxas por conta de períodos de seca, chuvas e afins, que podem interferir no valor final da conta. A Light ainda oferece o serviço de tirar a segunda via da sua conta. 

Com os altos preços das faturas de energia, o Governo Federal criou um benefício chamado Tarifa Social, que garante um desconto na conta de famílias de baixa renda. O desconto pode ser oferecido para uma única unidade consumidora da família, e pode variar de 10% a 65% de desconto. 

Você pode pagar a sua conta de luz Light online, para facilitar o dia a dia e evitar que você perca o prazo de pagamento. 

Mas, como conseguir a Tarifa Social e garantir o pagamento da sua conta Light com desconto? 

  1. 1- Atender aos requisitos impostos pelo Governo Federal 

    O Governo colocou alguns requisitos para a tarifa social, para que você se enquadre como família de baixa renda. Como: estar inscrito no Cadastro Único, com renda mensal menor a meio salário mínimo até 3 salários mínimos, mas tendo um portador de doença ou deficiência. Confira todos os requisitos aqui. 

  2. 2- Ter a documentação necessária para a comprovação 

    Alguns casos podem solicitar atestados médicos e solicitações especiais para a adesão ao benefício. 

  3. 3- Contratar o serviço da Light 

    Agora, não é mais necessário solicitar à distribuidora o benefício. Portanto, com a documentação necessária, a adesão ao benefício vem junto com a contratação. 

Quais os requisitos para a tarifa social LIGHT

Se você tem dúvidas sobre como funcionam os requisitos para a tarifa social, vamos te explicar mais. A tarifa social foi criada pelo Governo Federal para dar descontos para famílias de baixa renda na conta de energia elétrica. 

A tarifa social pode ser um benefício para, segundo o Governo Federal

  • Famílias inscritas no Cadastro único de programas sociais do Governo Federal, para renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo; 
  • Famílias com até 3 salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência e que necessite de equipamentos de uso contínuo e que sejam ligados à energia; 
  • Indivíduos com 65 anos ou mais que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. 

Se você mora em outro estado que não tem a Light como provedora de energia elétrica, você pode saber mais sobre quais empresas oferecem a tarifa social em outros estados e como funcionam, como a CPFL, por exemplo. 

Com a tarifa social, você ainda pode pagar os seus boletos pelo Pix, normalmente, como se fosse uma conta sem isenção de taxas. 

Como funciona a tarifa social LIGHT

A Tarifa Social foi criada em 2002, pela Lei nº 10.438. Os beneficiados pela tarifa, as famílias de baixa renda, têm algumas isenções de tarifa e alguns descontos na conta final, que podem ir de 10% a 65% de desconto. 

Outro público que pode ser beneficiado pela tarifa social são as famílias indígenas e quilombolas, que podem ter 100% de desconto até 50kWh por mês. 

Atualmente, não é mais preciso solicitar à distribuidora de energia pela adesão à tarifa social. Então, como funciona a tarifa social? Quem se enquadrar nos critérios, terá o cadastramento automático todos os meses. 

Você pode perder o benefício se não manter suas informações cadastrais atualizadas nos programas sociais e se deixar de atender os critérios – por exemplo, passar da renda familiar. 

É importante também sempre manter a sua fatura em dia, para evitar que você pague mais – mesmo com os descontos – por causa dos juros do atraso. Você sempre pode optar por apps para pagamento de contas e boletos, para parcelar suas contas. 

Qual o desconto da tarifa social LIGHT

Os descontos da tarifa social Light variam entre 10% a 65%. Confira a tabela de descontos: 

  • Consumo até 30kWh: 65%
  • Consumo de 31kWh a 100kWh: 40% 
  • Consumo de 101 kWh e 220kWh: 10% de desconto
  • Consumo acima de 220 kWh: 0% de desconto. 

Além disso, com a tarifa social, você pode receber todas as faixas de desconto em uma única conta, dependendo do seu consumo do mês. Vamos explicar mais a seguir. 

O desconto de até 65% é progressivo na Light, então, por exemplo, se você consumir até 150kWh, você desconto de 65% nos primeiros 30kWh; desconto de 40% sobre os 70kWh (faixa percentual entre 30 a 100 kWh) e 10% nos 50kWh restantes. 

Mesmo tendo esses diversos descontos, você terá direito a parcelar a sua conta em apps para parcelar boletos

Conclusão

A tarifa social é uma ótima opção para famílias de baixa renda, por causa dos seus descontos progressivos, que diminuem o valor total da sua conta progressivamente pela Light. 

Recomendamos sempre estar atento aos requisitos, para que você não perca os requisitos necessários para a tarifa social. 

Avisamos que é preciso manter os dados cadastrais atualizados nas plataformas do governo para que não haja o cancelamento da tarifa social.