Tarifa Social CEMIG – Aprenda a ganhar desconto na fatura

Para solicitar a Tarifa Social CEMIG, é necessário seguir os passos:

  • Acessar o site da empresa
  • Preencher as informações no cadastro
  • Aguardar a análise para aprovação

A CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais S.A.) é a principal concessionária de energia elétrica de Minas, com sede na capital do estado, Belo Horizonte. Apesar de ser uma empresa de capital aberto (parte pública, parte com ações negociadas na Bolsa de Valores), ela passa atualmente por um processo de privatização.

Ao todo, a CEMIG não restringe sua área de atuação apenas ao estado de Minas Gerais, mas também em 24 estados e no Distrito Federal. Ela possui 76 usinas hidrelétricas, 1 usina fotovoltaica e 6 parques eólicos diferentes, produzindo um total de 5,9 GW de energia.

Assim, a empresa é uma das participantes do programa Tarifa Social, uma medida pública que tem como objetivo ajudar a população com menos renda a ter energia elétrica em casa. Os participantes do programa recebem um desconto de 10 a 65% na conta de luz, chegando ao máximo de 100% (no caso de indígenas e quilombolas).

Se cumprir os requisitos, basta seguir os passos abaixo para solicitar a Tarifa Social CEMIG!

  1. 1. Faça o pré-cadastro no CadÚnico

    A sua inscrição na Tarifa Social CEMIG ocorre automaticamente por meio do cruzamento de dados da empresa com informações do Ministério da Cidadania.
    Por isso, o que você deve fazer é se cadastrar no CadÚnico e comprovar a sua situação para que, automaticamente, receba os descontos na conta. Comece o processo entrando no site do Ministério e clicando em “Pré-Cadastro”.

  2. 2. Digite seu CPF e senha

    Para entrar no site do governo, digite o seu CPF e senha. É o mesmo acesso para qualquer outro serviço governamental, como consulta do INSS ou recebimento de benefícios como Bolsa-Família. Caso você não tenha esse cadastro, terá de criar um.

  3. 3. Clique em “Ir para o pré-cadastro”

    Após fazer login, você precisará ler os termos e condições de serviço. Em seguida, toque na opção “Ir para o pré-cadastro” para iniciar o processo.

  4. 4. Preencha os dados

    Preencha os dados do pré-cadastro com as informações solicitadas. Se tiver versões digitais dos documentos solicitados, forneça-os ao site.

  5. 5. Finalize o processo no CRAS

    Por fim, você deve finalizar o processo no CRAS mais próximo. Consulte o mapa para saber qual a unidade mais próxima e vá até lá para finalizar o cadastro.

Pronto! Assim que seu cadastro no CadÚnico estiver finalizado, o sistema vai automaticamente conferir se você cumpre os requisitos. Se sim, você receberá a Tarifa Social CEMIG na próxima conta de luz.

Para confirmar que a tarifa foi aplicada, olhe o campo “Subclasse” na próxima conta de luz. Lá, estará escrito “Residencial de Baixa Renda”. Veja o vídeo abaixo para tirar suas dúvidas sobre o cadastramento:

Caso não apareça a identificação correta na Subclasse da conta, você pode entrar em contato com a empresa para verificar se há algo errado. Use o aplicativo da concessionária de luz, o mesmo utilizado para consultar 2 via CEMIG.

Quais os requisitos para a Tarifa Social CEMIG?

Quais os requisitos para a Tarifa Social CEMIG?

O programa da Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada para ajudar diversos grupos da população a ter acesso à energia elétrica, mesmo que não tenham os recursos básicos para pagar a conta. Afinal, a energia elétrica não só aumenta a qualidade de vida, como pode ser vital para a sobrevivência em muitos casos.

Para participar do programa, é necessário cumprir um dos três requisitos da Tarifa Social CEMIG:

  • Ter a família cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único) para Programas Sociais e renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo
  • Estar no CadÚnico e ter renda mensal de até 3 salários mínimos, mas com um portador de doenças com tratamento que usem equipamentos que precisam de eletricidade
  • Famílias com idosos ou Pessoas com Necessidades Especiais que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Se você se pergunta quais empresas oferecem Tarifa Social, é importante entender que este é um programa governamental. Logo, todas as provedoras de energia elétrica participam do programa. 

No caso da CEMIG, por ser a única provedora de Minas Gerais, é também a única a trabalhar com o programa. Entretanto, em outros estados, outras companhias fazem a operação.

Veja abaixo um vídeo que explica os requisitos da Tarifa Social com mais detalhes:

Vale lembrar que, mesmo com a Tarifa Social CEMIG, você ainda terá de pagar a conta, embora em um valor bastante reduzido. Uma boa maneira de fazer isso é pagar boleto pelo Pix, especialmente em um app como o RecargaPay, que dá descontos no pagamento de contas.

Como funciona a Tarifa Social CEMIG?

Como funciona a Tarifa Social CEMIG?

Para entender como funciona a Tarifa Social, é importante lembrar da criação deste programa. Ele foi feito em 2002 e tem como objetivo democratizar o acesso à rede de energia elétrica mesmo para quem não pode pagar por ela.

Os descontos dados pela Tarifa Social CEMIG são custeados pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Na prática, essa conta tem recursos que são usados para ressarcir as concessionárias de energia na exata quantia do benefício concedido. Ou seja, para as empresas não muda nada: elas recebem normalmente, com a diferença de que o governo paga parte da conta e os clientes a outra parte.

Todos os anos, a Aneel define nova tarifa da CEMIG Distribuição com base nos valores disponíveis na CDE, de modo a viabilizar a execução do programa.

Atualmente, o processo da Tarifa Social é totalmente automatizado, o que significa que a pessoa não precisa mais solicitar o benefício e, tampouco, pedir o seu fim. O sistema consegue, por conta própria, verificar se qualquer família cadastrada no CadÚnico tem direito ao benefício ou quando deixa de ter direito, inserindo ou tirando pessoas do benefício dessa forma.

De resto, é importante lembrar que a Tarifa Social CEMIG não inviabiliza outros recursos. Por exemplo, muitos apps para pagamentos de contas e boletos disponibilizam o parcelamento da conta de energia elétrica também para quem recebe o benefício.

Você sabe o que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?

Qual o desconto da Tarifa Social CEMIG?

Qual o desconto da Tarifa Social CEMIG?

Os descontos da Tarifa Social CEMIG dependem de certos grupos e situações, especificamente do nível de consumo de cada família.

No geral, as famílias de baixa renda inscritas no programa recebem descontos com base em seu consumo. Os valores são:

  • de 0 a 30 kWh por mês: 65% de desconto
  • de 31 a 100 kWh por mês: 40% de desconto
  • de 101 a 220 kWh por mês: 10% de desconto
  • mais de 221 kWh por mês: 0% de desconto

Já a população quilombola e indígena recebe descontos próprios, um pouco maiores. Para eles, os descontos são:

  • de 0 a 50 kWh por mês: 100% de desconto
  • de 51 a 100 kWh por mês: 40% de desconto
  • de 101 a 220 kWh por mês: 10% de desconto
  • acima de 221 kWh por mês: 0% de desconto

Como dá para ver, o programa é bastante abrangente, especialmente depois que a CEMIG ampliou para 830 mil o número de clientes beneficiados com a Tarifa Social.

Com esse desconto da Tarifa, fica mais fácil encontrar apps para parcelar boletos e pagar a conta com facilidade. Isso é extremamente útil para quem tem alguma dívida com a conta de luz.

65% de Desconto na Conta de Luz: Como conseguir? Como aderir à Tarifa Social de Energia Elétrica

Conclusão

Como vimos, solicitar a Tarifa Social CEMIG é bastante fácil. O processo é automatizado e tudo que você precisa é estar cadastrado no CadÚnico do Governo Federal. Se tiver direito, o benefício será concedido automaticamente.

Por isso, nós recomendamos vivamente que você mantenha seu cadastro no CadÚnico constantemente atualizado e forneça todos os documentos necessários para não perder o benefício.

Além disso, tenha atenção à Subclasse da sua conta de luz. Se não estiver escrito “Residencial de Baixa Renda”, é porque o benefício não foi concedido.