Segunda via boleto FIES – Aprenda como emitir e parcelar em 12x

Para emitir e pagar a segunda via boleto FIES parcelado em até 12 vezes, tudo que você precisa é reunir os requisitos abaixo:

É necessário acessar a plataforma da Caixa Econômica Federal porque o banco público é o principal responsável pela emissão da segunda via boleto FIES. O programa federal de financiamento do crédito estudantil é bancado usando recursos da Caixa e do Banco do Brasil, sendo que a maioria dos contratos é assinada pelo primeiro banco.

Neste artigo, você vai aprender não só como emitir e pagar a fatura em aberto, mas também como você pode consultar débitos atrasados no seu financiamento, como resolver problemas com o pagamento, como adiantar as próximas parcelas, onde acessar seu contrato e como falar com os bancos.

Veja, a seguir, o tutorial para pagar a segunda via boleto FIES em até 12x!

  1. 1 – Baixe o RecargaPay

    O primeiro passo do tutorial é fazer o download do aplicativo RecargaPay. Ele é totalmente gratuito para baixar e criar conta. Além disso, vai permitir pagar o boleto do financiamento estudantil em até 12x.

  2. 2 – Acesse o site da Caixa

    Para emitir a segunda via do boleto da FIES, você precisará acessar o site da Caixa Econômica. É através dessa página que você poderá obter a nova fatura para pagamento.

  3. 3 – Insira as informações e emita o boleto

    No site da Caixa, você deverá inserir seu CPF e informações do seu contrato do FIES para conseguir a segunda via do boleto. Depois do documento ser emitido, basta baixá-lo para o seu celular ou abri-lo em um computador.

  4. 4 – Volte para o RecargaPay e clique em “Boletos”

    Depois de ter o boleto no seu celular ou aberto no computador, volte para o RecargaPay e clique em “Boletos”. Ali, você deverá abrir o boleto do FIES pelo PDF ou ler/digitar o código de barras para carregar as informações.

  5. 5 – Siga os passos para finalizar o pagamento

    Depois de carregar o boleto, siga os passos do app para pagá-lo em 12x. Quando for escolher o método de pagamento, selecione o seu cartão de crédito ou clique em “Adicionar novo cartão”. Em seguida, escolha a quantidade de parcelas e confirme.

Nós escolhemos o RecargaPay para este tutorial sobre como pagar a segunda via boleto FIES porque o app, além de ser gratuito, ainda permite parcelar a fatura em até 12x.

Há, atualmente, uma pequena taxa cobrada nesse parcelamento, de 4,99% em cima do valor do boleto. Essa taxa é aplicada apenas quando o pagamento for feito com o cartão de crédito.

O vídeo abaixo mostra mais detalhes do pagamento de boletos com o RecargaPay:

É normal emitir a segunda via boleto FIES para pagamento, pois muitos dos alunos seguem com dívidas atualmente. Para se ter uma ideia, o total devido por todos os estudantes ultrapassa R$6,7 bilhões.

Onde fazer a consulta de débitos em aberto do FIES?

É possível fazer a consulta de débitos, verificar o saldo devedor e parcelas futuras do FIES pelo portal do aluno online. A plataforma é central para o aluno obter informações de todos os tipos em relação ao seu contrato de financiamento.

Para isso, você deve seguir o caminho abaixo:

  • Entre no portal do Aluno FIES
  • Insira seus dados para fazer login
  • Procure pela opção “Extrato”
  • Confira o seu saldo devedor atual
  • Verifique se existem parcelas em aberto ou atrasadas

Se houver algum débito em aberto, você poderá entrar no sistema da Caixa para emitir a segunda via boleto FIES e pagar a conta como ensinamos no tutorial acima.

O vídeo a seguir dá mais detalhes de todas as informações que você poderá conferir no extrato do financiamento!

Como consultar o saldo devedor do FIES?

Tive problemas com boleto do FIES, como resolver?

Não é incomum ter problemas com boletos do financiamento estudantil. Quando isso acontece, existem duas ações a realizar. São elas:

  • Emitir a segunda via boleto FIES
  • Entrar em contato pelo telefone: 0800 616161

A primeira ação, você já sabe como fazer. Explicamos no início deste artigo como emitir e pagar a nova via do boleto em até 12x usando o RecargaPay.

Caso você não consiga emitir a segunda via ou mesmo assim o seu problema com o boleto persista, a solução é entrar em contato com um número de telefone específico para esse tipo de problemas. O contato é 0800 616161.

Como é evidente, o contato é gratuito. Além disso, funciona 24 horas por dia. Portanto, você pode ligar e relatar o seu problema com o boleto. Um atendente vai ajudar você a resolver a questão em poucos minutos.

Onde posso ver o contrato do FIES?

Consultar o contrato do FIES (e do Novo FIES) é muito fácil. Basta acessar a plataforma do Sisfies pela Caixa Econômica, uma vez que o financiamento costuma ser feito com essa instituição.

Os passos para isso são:

  • Acesse o site da Caixa e faça login com o seu CPF (crie seu cadastro se precisar)
  • Toque na opção “Contrato FIES”
  • Clique em “Contrato”
  • Verifique todas as informações e dados do seu contrato FIES

Esse caminho está disponível a qualquer momento para que você possa ver informações como o prazo do contrato, valor das parcelas, saldo devedor e outras informações.

Explicando contrato do FIES – Clausula 1ª e 2ª

Como posso adiantar o contrato do FIES?

Para adiantar o contrato do FIES, você deve fazer uma solicitação de amortização extraordinária no SisFIES e assinar o contrato para essa operação.

O valor mínimo de adiantamento do contrato é de R$100,00 e o valor máximo é o total do saldo devedor do aluno no momento do adiantamento. Portanto, não é necessário adiantar todo o saldo devedor, pode fazer apenas uma porcentagem.

Além disso, é possível negociar um desconto sobre os juros do contrato no momento do adiantamento. Para isso, entretanto, o aluno precisa procurar uma agência do banco responsável pelo contrato e iniciar uma negociação.

Esse processo é um pouco mais complexo e não existe um padrão específico para se guiar. Ou seja, não é algo automatizado, que você pode apertar um botão e ganhar o desconto.

Além disso, o total do benefício vai depender de cada caso e de cada negociação. Em teoria, quanto maior for adiantamento, maior pode ser o desconto.

Veja o vídeo abaixo que mostra o caso de um aluno que fez a amortização extraordinária:

Vale lembrar que, há alguns meses, o Governo aprovou uma medida que abate em até 99% as dívidas dos alunos, o que facilita nessa negociação.

Como entrar em contato e ter informações do FIES?

Se você tiver em dúvidas ou precisar de auxílio para emitir a segunda via boleto FIES ou qualquer outra questão sobre o financiamento, pode obter assistência pelos canais a seguir:

Além desses canais oficiais do FIES e do Ministério da Educação, você também pode obter ajuda diretamente com os agentes que financiam o crédito estudantil. No caso,a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Confira a seguir os dados de contato de ambos!

Caixa Econômica Federal

  • Telefone Caixa para capitais e regiões metropolitanas: 3004 1104
  • Contato para demais localidades: 0800 726 0104

Banco do Brasil

Conclusão

Emitir a segunda via boleto FIES é importante para todo aluno que acabou atrasando uma mensalidade do financiamento. Assim, é possível quitar o débito de maneira ágil, sem que ele fique acumulando juros e multas.

Aliás, a nossa recomendação é sempre tentar parcelar a mensalidade em atraso para que você não pague os juros altos que são cobrados nesse caso. É mais barato pagar a taxa do parcelamento do que deixar o valor acumular no longo prazo.

Por fim, uma recomendação: estude a possibilidade de adiantar o saldo devedor do financiamento com desconto na negociação. Dependendo de quanto for amortizado, você terá uma grande economia no contrato.