Qual a melhor chave PIX? Qual é a mais segura?

Qual a melhor chave PIX? Qual é a mais segura?

Neste artigo de perguntas e respostas resolveremos a questão que muitos usuários do PIX possuem sobre qual a melhor chave PIX e qual é a mais segura. Desta maneira, explicaremos os detalhes de cada uma dessas chaves sob o ponto de vista da utilidade e também no quesito segurança.

Qual é a melhor chave PIX para realizar transações?

Primeiramente, a melhor Chave PIX é aquela que cumpre o seu papel nas ocasiões do seu dia-a-dia. Porém, existem questões práticas que podem indicar a melhor chave PIX para cada momento.

Se você já é um usuário das transações PIX, você já deve ter notado que muitas pessoas utilizam indiscriminadamente as suas chaves. Todavia, saber o melhor momento para usar cada uma é uma garantia de segurança e até mesmo de etiqueta.

Vamos mostrar alguns exemplos de ocasiões e quais as chaves indicadas ao uso:

Transações entre amigos e pessoas de contato diário:

Neste caso, essas pessoas tendem a ser de confiança e é muito improvável que elas tornem públicas suas informações sensíveis. É recomendável a utilização da chave de número de celular, pois normalmente este é vinculado ao WhatsApp e pode facilitar o processo de envio.

Recebimento de valores do empregador ou cliente:

Quando precisa receber de alguém com um tom de seriedade é interessante mostrar isso utilizando a chave de e-mail. Assim, você mostra que é responsável por um domínio próprio, por exemplo, ou que utiliza muito o mensageiro eletrônico. Além disso, também serve como um cartão de visitas caso alguém queira falar com você.

Valores a receber de órgãos governamentais ou em processos:

Neste caso não há muita escolha, você é automaticamente obrigado a usar o CPF ou CNPJ para receber o devido dinheiro. Além disso, estas instituições possuem esta informação sensível sua e são responsáveis pela segurança dela.

Receber dinheiro de pessoas desconhecidas:

Quando você precisa receber dinheiro rapidamente de uma pessoa que provavelmente você não verá novamente, indicamos que utilize a chave aleatória. Desta forma você não passará nenhuma informação sensível e a chave cumprirá o seu papel. Outra função interessante é que esse endereço pode se tornar um QR Code e facilitará ainda mais o envio do dinheiro.

Qual é a Chave PIX mais segura?

Quando pensamos em segurança de chave PIX precisamos pensar na pessoa ou instituição que receberá esta informação. Caso esteja lidando com algum órgão público, trabalhar com o CPF pode ser bastante seguro. Porém, na maioria dos casos, a chave PIX aleatória é a mais segura pois você não informará nada ao recebedor, apenas seu nome quando ele for confirmar a transação.

Caso forneça o seu número de celular como chave à alguém, existe a possibilidade do seu número ser vazado e uma pessoa mal intencionada aplicar golpes clonando seu WhatsApp. No caso do e-mail, o que pode acontecer é você entrar em um disparador de spam ou alguém encontrar sua senha em listas de vazamento de dados. Desta maneira, você poderá perder acesso à sua conta e isso acarretará em muitos problemas.

Não precisamos nem falar o que aconteceria caso seu CPF fosse vazado à algum golpista, não é mesmo?

Conclusão:

Neste artigo pudemos observar as melhores chaves PIX para determinadas ocasiões e qual delas é a mais segura. Além disso, demos exemplos de como você poderá utilizar as suas chaves com maior eficiência.

Recomendamos que acesse o portal do Banco Central do Brasil para receber mais informações sobre o sistema do PIX. Além disso, verifique todas as suas chaves PIX por meio da plataforma Registrato, disponível no site do Bacen.