PIX por engano – Saiba como proceder

0
(0)

Inaugurado em 2020, o PIX cada vez mais caiu no gosto de todos os brasileiros. Seja pela facilidade de pagamento ou pela agilidade da transação, essa se tornou a maior inovação no sistema de pagamentos de todo o pais. Por isso, se você já realizou um PIX por engano e não sabe como proceder, não se preocupe, temos a solução para você.

Fiz um Pix para a conta errada. O que fazer?

Como cancelar um pix errado

Na correria do dia a dia, você acabou agendando um pagamento e só depois percebeu que a conta do recebedor estava errada. É uma situação bastante comum e acontece com muita frequência, portanto, não se preocupe, pois o Pix agendado para conta errada tem solução! Talvez até dê para você cancelar o Pix.

Segundo o Banco Central, nos casos em que o Pix foi enviado para a conta errada, a primeira recomendação é entrar em contato com o recebedor, solicitando a devolução da quantia. O processo de devolução é muito simples: basta quem recebeu o Pix errado utilizar o recurso ”Reenviar Pix”, presente nos apps da maioria das instituições.

Em casos que envolvem quantias maiores, é preciso comunicar a sua instituição bancária para que acionem o cancelamento da operação. Recentemente, alguns especialistas do Serasa divulgaram um manual completo sobre como proceder em situações de transações enviadas para contas desconhecidas.

Não conheço o dono da conta. E agora?

Quando o Pix é enviado para algum dos seus contatos, se torna mais fácil reverter a transação. Porém, quando você não conhece o recebedor, a única forma de obter o estorno é entrar em contato com o dono da conta e solicitar a devolução. Em casos mais simples, é possível obter o retorno da quantia, porém, não é garantido

Ainda que pareça inusitado, recentemente a própria emissora Globo teve problemas na hora de realizar um pagamento via Pix. No caso em questão, uma quantia de R$ 300 mil referente a um acordo trabalhista, foi enviada para a conta de um homem, que gastou imediatamente o valor adquirindo um imóvel. A emissora recorreu a justiça para reverter a transação, após o homem negar devolver o pagamento. 

Com esse relato, é possível concluir que a única maneira de evitar equívocos na hora de enviar o Pix é fazendo uma análise completa dos dados antes de completar a transação, a fim de garantir que você não sairá em prejuízo. 

É possível cancelar o PIX?

Para sorte de quem enviou o pagamento por engano, sim, é possível. Contudo, a opção só se encontra disponível para os pagamentos agendados. Por isso, se você não sabe como cancelar um PIX, não se preocupe, temos um tutorial detalhado para você.

Conclusão

Finalmente, descobrimos que não é preciso se preocupar em caso de pagamentos por engano. Sendo assim, você pode tomar todas as devidas atitudes, e caso o PIX seja agendado, você pode até mesmo solicitar o cancelamento em apenas um instante. 

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário