O que é chave PIX? Como funciona e qual é a melhor?

5
(1)
o que é chave pix e como funciona

Chegou o momento de aprender de vez o que é a chave Pix, quantas chaves é possível ter, como funciona, como cadastrar as chaves, quais são, qual a melhor e mais segura chave Pix, além de outras curiosidades sobre o serviço de transferência instantânea. A leitura será uma ótima forma de aprender mais sobre o serviço, fazendo com que ele seja cada vez mais útil.

 O que é uma Chave PIX? Para que serve?

A chave Pix é um código gerado pelo sistema de transferência instantânea do Banco Central que representa os dados de uma pessoa ou uma empresa. Ao criar um chave Pix, a pessoa ou empresa não terá mais a necessidade de passar todos os dados bancários para receber um pagamento. O sistema bancário fará a leitura do código inserido e, imediatamente, buscará as informações do recebedor.

Como cadastrar uma chave PIX com RecargaPay?

Para utilizar o serviço de transferência PIX, é importante cadastrar uma chave para facilitar o processo. Para fazer isso é muito simples e o aplicativo RecargaPay faz com que seja mais fácil ainda. Além disso, o app também disponibiliza o serviço com QR Code e também pagamentos utilizando o cartão de crédito.

Abaixo estão os passos necessários para que a chave Pix seja cadastrada:

Passo 1: Download do aplicativo

O primeiro passo será realizar o download do aplicativo RecargaPay. Ele está disponível para Android e IOS. Então bastar baixá-lo e realizar o cadastro.

Cadastre sua chave pix e pague parcelado baixando o app

Logo na tela inicial do aplicativo, o usuário deve clicar na opção “PIX” cadastrar chaves.

Agora chegou o momento de iniciar o cadastro das chaves. O sistema mostrará algumas informações até que a etapa da definição da chave chegue.

Agora chegou o momento de definir a chave Pix. Ela pode ser o telefone, e-mail, CPF, CNPJ e um código aleatório.

Caso a escolha seja o telefone ou o e-mail, será preciso confirmar um código de verificação que será enviar para estes canais.

Por fim, basta confirmar as informações inseridas e a chave Pix já está criada.

O aplicativo além de permitir Pix, também oferece aos seus usuários pagamento de contas e boletos com cashback, gift cards com desconto e empréstimos pessoais online.

Caso ainda precise de mais informações de como realizar o cadastro da sua chave PIX, saiba que há um site parceiro que pode lhe ajudar.

Como funciona a chave Pix?

A chave Pix funciona da seguinte maneira: a pessoa que irá enviar o dinheiro deve colocar a chave de quem irá receber. Ao inserir a chave Pix no sistema, o banco já irá identificar os dados da pessoa, sem ter a necessidade de colocar os dados da conta ou demais informações. Feito isso, basta conferir os dados e enviar.

Banco Central do Brasil libera sistema de perguntas e respostas sobre o PIX

O Banco Central do Brasil liberou um espaço em sua plataforma para que as pessoas possam tirar todas as dúvidas sobre os serviços. O sistema é composto por muitas informações importantes que farão com que todas as pessoas possam aproveitar deste método instantâneo de pagamento.

O Pix tem uma característica de ser uma transferência muito barata e isso pode gerar novos modelos de trabalho e negócio. Ao utilizá-lo da maneira correta, é possível que ele consiga novos modelos de negócio, baixando o custo operacional das empresas”, declarou Campos Neto.

Qual a melhor chave para o PIX?

Como falado, existem alguns tipos de chaves Pix para serem utilizadas, sendo elas: e-mail, telefone, CPF, CNPJ e código aleatório.

Não existe a melhor chave, porém, existe aquela que seja ideal para cada ocasião, como por exemplo: o CPF e CNPJ serão códigos mais duráveis, pois esses números acompanham a pessoa ou a empresa por muito tempo. O e-mail e o telefone, apesar de fácil memorização, ainda podem ser algo passageiro, então é preciso escolher muito bem a chave Pix.

Qual a chave PIX mais segura?

Entre as chaves disponibilizadas, o CPF é visto como a mais segura. Este fato se dá pelo que já foi dito, ou seja, o CPF é vitalício e para sempre, então a sua segurança aumenta ainda mais porque os usuários passarão a vida toda com o número do Cadastro de Pessoa Física.

Outra chave bastante segura é a aleatória, que não informa nenhuma informação sensível e que pode ser transformada em QR Code facilmente.

Banco Central anuncia a nova modalidade Pix Parcelado

Agora é possível realizar o Pix parcelado. Os usuários poderão parcelar o valor a ser enviado, ajudando a controlar os gastos. Por mais que esta seja uma novidade para o Banco Central, muitos bancos e aplicativos de pagamentos já oferecem esta opção, como é o caso do RecargaPay.

Nada impede que os bancos já ofereçam produtos próprios e que dão crédito ao clientes com o objetivo de utilização em pagamentos via Pix. Santander, Mercado Pago e PicPay já estão operando este tipo de serviço há um tempo.”, mostra o Banco Central que tem Fernanda Magalhães Rumenos Guardado como Diretora responsável pelo Pix.

Como enviar Pix parcelado no cartão de crédito?

Até mesmo antes do anúncio do Banco Central sobre o PIX parcelado, você já pode realizar esta transação utilizando o aplicativo RecargaPay. Este app permite aos seus usuários o envio do PIX no cartão em até 12x sem juros. Da mesma maneira, você poderá realizar pagamentos de contas e boletos utilizando o QR Code com parcelamento.

Como saber minha chave pix?

É possível consultar o relatório de cadastro das chaves Pix entrando no site do Banco Central. Os passos são simples e basta seguir as etapas a seguir:

  • Entre no site oficial do Banco Central;
  • Dentro do site, busque pela opção “Acesso á Informação“;
  • Agora é preciso clicar em “Chave Pix“;
  • Busque então por “Consulta ao Relatório de Chaves Pix”;
  • Por fim, faça o login no “gov.br”.

Quantas chaves PIX posso ter?

Esta é uma pergunta recorrente, mas é resposta é simples: cada usuário ou pessoa física pode ter até 5 chaves Pix por conta. Quem possui CNPJ pode ter até 20 chaves por cada instituição que fizer parte.

Quais são os benefícios do PIX?

O Pix já está na realidade da população brasileira e veio para agilizar os pagamentos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Assim, todos os benefícios encontrados para este sistema de pagamento podem ser utilizados. Veja alguns deles:

  • Você pode mandar a hora que quiser
  • É instantâneo
  • Garante agilidade aos empresários.

Conclusão

O cadastro da chave Pix faz com que as transações fiquem ainda mais fáceis. Particularmente, eu acredito que além de facilitar, também deixa as transferências seguras, pois os usuários não precisarão compartilhar dados pessoas com quem irá receber ou enviar o dinheiro.

Por mais que todas as chaves Pix ( CPF, CNPJ, e-mail, telefone e código aleatório) sejam úteis, o CPF ainda deve ser uma prioridade. Isso se dá porque o Cadastro de Pessoa Física será para sempre e o usuário não terá o trabalho de modificar a chave Pix no futuro.

Por fim, é bom dizer que por mais que o Banco Central esteja com a promessa de disponibilizar o parcelamento do Pix, muitos aplicativos já oferecem este serviço. O RecargaPay é um deles e o usuário pode até utilizar o cartão de crédito para fazer um Pix parcelado.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

5 comentários em “O que é chave PIX? Como funciona e qual é a melhor?”

Deixe um comentário