Quais são os benefícios do PIX?

5
(1)

Atualmente os brasileiros já estão acostumados com o Pix, porém a maioria não sabe de todos os detalhes que essa modalidade de transação carrega. Acompanhe com a gente quais são as grandes funcionalidades do Pix:

Qual o diferencial e os benefícios do Pix?

Hoje, o Pix é a maneira mais rápida, prática e fácil de enviar dinheiro de pessoa para pessoa. Além disso, este meio de pagamento oferece toda a segurança para quem busca facilidade no seu cotidiano. Desta maneira, confira as vantagens de realizar seus pagamentos via PIX:

É seguro:

O processo inteiro de enviar e receber transações via Pix é criptografado e protegido pelo Banco Central. Assim, este procedimento possui as mesmas medidas de segurança, autenticação e rastreamento que são utilizadas pelos pagamentos antes tradicionais, o TED e o DOC.

24 horas por dia, 7 dias por semana:

Você não precisa se preocupar da sua transação não chegar no mesmo dia, o Pix está disponível todos os dias, em qualquer horário.

Rápido e grátis:

Em contraste ao TED ou DOC, o Pix é praticamente instantâneo, podendo ser entregue em até 1 minuto em condições normais do sistema. Do mesmo modo, é totalmente gratuito.

Como funciona o QR Code do Pix?

Para facilitar a vida dos brasileiros, as chaves pix podem ser transformadas em QR Code, que guardará todas as informações da chave. Ou seja, basta escanear o quadro contendo o QR Code com qualquer aplicativo que envie Pix e pronto! Desta forma os Apps reconhecem qual tipo e qual o endereço da chave.

Os QR Codes podem ser de dois tipos: Dinâmico e Estático, e cada um tem suas particularidades e aplicações. Saiba mais sobre estes facilitadores abaixo:

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico se destina a uma única transação, além de você poder incluir valor em reais ao código. E não é só isso! Esse pequeno QR Code ainda pode inserir as informações do pagador e prazo de pagamento. Isso permite que empresas possam fornecer apenas um código Pix para pagamento de compras e faturas. Ou seja, é ideal para soluções de automatização de pagamento para empresas.

QR Code estático

O QR Code em sua forma estática é um código que pode ser utilizado em várias transações. Da mesma forma que o formato anterior, nela pode-se inserir um valor fixo a ser pago. Porém, ele não consegue informar dados do pagador ou prazos de validade. Assim, esta forma é ideal para pontos de venda.

Gostaria de saber como pode ganhar dinheiro jogando recebendo diretamente pelo pix? Veja todos os detalhes em 7 jogos para ganhar dinheiro de verdade via PIX e PayPal.

Diferenças de Pix, TED e DOC

Agora que você sabe como funcionam os QR Codes do sistema Pix, vamos ver os outros tipos de transações financeiras. Primeiramente, é muito importante que saiba quais são as principais diferenças entre as distintas modalidades de transferências bancárias.

Pix

Primeiramente, o Pix foi criado no fim de 2020 e é eficiente o bastante para garantir transações bancárias sem limites de valor, seguras e instantâneas. Como é um serviço criptografado e autenticado pelo Banco Central, é muito seguro e a prova de fraudes.

Da mesma forma, o procedimento em sua totalidade acontece de forma online, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a cobrança de taxas. Tudo é feito com solicitação de senha por parte de quem envia os recursos, requisitado pelo prestador de serviços bancários de quem está enviando. 

O melhor de tudo ainda é que no caso do PIX, o pagamento pode ser até mesmo cancelado. Se você não sabe como cancelar um PIX, temos um artigo exclusivo para você, mostrando todo o procedimento.

TED

O TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um meio de transferência de valores por meio eletrônico sem limites de valor e seguras. Assim, os valores transferidos até as 17h dos dias úteis caem na conta no mesmo dia. Em contrapartida, o dinheiro enviado após esse horário só são recebidos pelos destinatários no próximo dia útil.

Desta maneira, é necessário que se informe o CPF ou CNPJ de quem receberá os valores, dados de agência e conta, tipo de conta (se é corrente ou poupança) e o valor a ser enviado.

DOC

Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é praticamente o mesmo que o TED. Porém, esta modalidade possui limite de R$ 4.999,99. As mesmas informações que são necessárias no TED (CPF/CNPJ da conta de destino do dinheiro, agência e conta, tipo de conta e o valor) são necessárias para o DOC.

Ou seja, a grande diferença entre o TED e o DOC, além do limite de valor, é que os valores enviados em dias úteis só são recebidos, impreterivelmente, no próximo dia útil. Além disso, se esta transação ocorrer após as 22h é arriscado que o dinheiro enviado só seja concretizado em mais de 1 dia útil de prazo. Enfim, as instituições financeiras cobram taxas para a realização tanto de TED quanto DOC, ao contrário do PIX.

Dicas para Pix

Agora você já sabe sobre os grandes diferenciais do Pix, o meio mais pratico e seguro de enviar seu dinheiro. Saiba como você poderá realizar seu Pix por cartão de crédito em até 12x.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário